Indispensáveis, os profissionais de saúde têm se mostrado verdadeiros heróis na luta contra o Coronavírus. Por estarem na linha de frente dessa batalha, sua segurança têm sido uma preocupação constante de diversos órgãos que, inclusive, garantiram prioridade aos profissionais n
De acordo com um texto publicado pelo Ministério da Saúde em abril, a estimativa, com base em dados de outros países, era de até 15% de incidência de COVID-19 nesses grupos, o que corresponderia, no Brasil, a cerca de 2 milhões de pessoas. Houve até mesmo uma decisão do STF reconhecendo o Coronavírus como acidente de trabalho.
Importante ressaltar que, após sua jornada de trabalho o profissional retorna para casa onde estão também os seus familiares, que podem ser colocados em risco. Para ajudar a manter tantas pessoas em segurança, os testes se fazem mais que necessários.
Foto Divulgação |
“Precisamos pensar que aquela pessoa, além de estar no seu dia-a-dia combatendo o vírus e ajudando a salvar vidas, também tem uma preocupação muito grande com quem ele possa estar colocando em perigo, que são as pessoas mais próximas, seus familiares. A realização do teste, vai ajudar especialmente no quesito psicológico, gerando um pouco de alívio para quem está vivendo uma tensão constante”, comenta Betânia Toralles, sócia e fundadora do DNA Laboratório & Genética.
No Laboratório DNA, por sua vez, há cerca de 20 colaboradores na linha de frente da coleta e mais 12 na etapa de processamento. Em função disso, o cuidado com a higiene é reforçado diariamente. Além de todos os protocolos, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e orientações aos funcionários, os mesmos ainda passam por testagens uma vez por mês.
“A questão da saúde ultrapassa o físico. Também envolve o psicológico e o emocional. Nesse momento é fundamental proteger nosso cor