O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Shopping Bela Vista realiza AfroBela com várias ações ao longo do mês

A programação conta com rodas de conversa, ações do Afrocentrados Colab, pré-estreia do filme Ó Paí Ó 2 e a mostra multimídia Arte Afro Urbana, do multi artista Marcos Costa, o Cabuloso

Com a ideia de celebrar as culturas negras, fomentar o afroempreendedorismo e promover ações de letramento racial, o Shopping Bela Vista realiza o projeto AfroBela, com uma série de ações gratuitas ao longo do mês da Consciência Negra. Entre as atividades, está a programação de rodas de conversas que acontecerão no Palco do Bela, o evento de pré-estreia do filme Ó Paí Ó 2 neste sábado (18), o projeto multimídia Arte Afro Urbana, uma iniciativa do artista Marcos Costa (Cabuloso), e a ativação da operação Afrocentrados Colab, localizada no L2 Asa Norte. Além disso, o Bela sediou a 3ª edição da Feira Afro Criativa, de 10 a 12 de novembro, que reuniu empreendedores negros do Cabula aliando moda, gastronomia, música e arte.

Roda de Conversas

Para abrir a programação de bate-papos da Semana da Consciência Negra, promovidos em parceria com Afrocentrados Colab, acontece nesta sexta (17/11), às 18h, a roda ‘Fala Preta – A força do Empreendedorismo Feminino’, moderada pela articuladora cultural e CEO da Afrocentrados Colab Cynthia Paixão. O encontro contará com a presença da artesã capilar e CEO do salão Cia das Tranças Gerusa Menezzes, a bióloga e CEO da Iyà OMI Cosmética Natural Dra. Sueli Conceição e a terapeuta quântica e empreendedora digital Priscila Monifa.

Já na segunda, 20 de novembro, o tema será centrado na Resistência Negra e contará com uma abertura especial, o Cortejo com a Confraria das Deusas. A roda de conversa irá debater ‘Consciência ou Resistência? Com que cor eu vou pro Shopping’, também moderada por Cynthia Paixão, com as convidadas Gessica Santos, assistente social e co-fundadora da Ibajus, e Milla Costa, CEO da Empedrados Moda Inclusiva. Para encerrar o evento, acontecerá o desfile: Empoderados Moda Inclusiva Infanto-juvenil.

Na próxima sexta (24/11), a roda Fala Preta! irá abordar ‘Mulheres de Matriz Africana no mundo dos negócios’, com as convidadas Gisele Matamba, Iyalorisà, multiartista e CEO da Matamba Cerimonial; Cecília Cadile, Iyalasè e fashion designer de moda; Mayra Correia, CEO da Armô e Mayara Correia, designer e CEO da Armô, com a mediação de Cynthia Paixão.

Todos os encontros são abertos ao público e acontecem a partir das 18h no Palco do Bela, localizado na Praça de Alimentação (piso L2).

Pré-estreia de Ó Paí Ó 2

Neste sábado (18/11), às 20h, o Bela Vista vai realizar o evento de pré-estreia do filme Ó Pai, Ó em uma sessão especial para convidados, entre artistas, jornalistas, influenciadores e ativistas negros da capital baiana. Sequência de Ó Pai, Ó (2007), o longa dirigido por Viviane Ferreira será exibido no cinema Cineflix, localizado no piso L3, e seguirá em cartaz aberto ao público.

A história marca o retorno de Lázaro Ramos como “Roque”, ao lado de uma nova geração de personagens, filhos dos moradores do velho cortiço no Pelourinho, que entram na luta pela causa negra de forma bem-humorada e regada a música e poesia. Mais de uma década se passou entre os dois filmes e o cortiço de Joana continua carregado de festas, fofocas e confusões. Agora, Roque está prestes a lançar sua primeira música e acredita que vai se tornar um artista de sucesso. Dona Joana segue lidando com o luto pela perda de seus dois filhos e com a convivência conflituosa com os inquilinos. E Neusão perdeu seu bar para uma turma de caráter duvidoso. O bairro se prepara para a festa de Iemanjá, enquanto lida com as polêmicas dos vizinhos.

Arte Afro Urbana

Em paralelo, o Bela Vista irá receber no dia 24 de novembro a mostra multimídia do projeto Arte Afro Urbana Salvador com exposição de obras e intervenções artísticas de diferentes gerações de artistas afro urbanxs, como Marcos Costa – O Cabuloso, a designer Raiana Brito, a artista visual Niiny e o artista visual, desenhista e caricaturista Marcos Lima, entre outros.

Aberto ao público, o projeto multimídia instalado no piso L2 Norte é uma iniciativa do multiartista Marcos Costa, grafiteiro com 25 anos de experiência, bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, cenógrafo, professor e gestor do Cabuloso Atelier de Arte Urbana, no Pelourinho.

A proposta da ação é mostrar ao público diferentes vertentes da Arte Afro Urbana com obras contemporâneas em telas, Arte Sustentável, Graffitis, Pintura Corporal, fotografias, esculturas, desenhos, moda e vivências criativas com classificação livre e entrada franca.

Entre os destaques da programação, estão as performances de pintura corporal e as Jam sessions com Live paints (pinturas ao vivo) unindo música e artes visuais, além de espaço interativo e oficinas de desenhos e pinturas.

Afrocentrados Colab

Com o objetivo de movimentar a economia colaborativa e apoiar pequenos empreendedores, nasceu a Afrocentrados, que apresenta um formato mais acessível para empreendedores que estão buscando se (re)posicionar no mercado pós pandemia. Localizada no L2 Norte do Bela Vista, a loja acolhe mais de 30 empreendedores de diversos bairros da periferia de Salvador, região metropolitana e até mesmo fora do Nordeste, com produtos de moda, acessórios, beleza, bem-estar, Home Spa, decoração, customização e personalizados.

“É grande a dificuldade de estar com seu produto exposto em um espaço físico, que lhe dê condições de se manter. Assim, a Afrocentrados Colab tem como missão acolher afro empreendedores e inseri-los na Economia Colaborativa da cidade, valorizando seu potencial autoral, crescendo juntos e firmando parcerias”, destaca a CEO da Afrocentrados Colab, Cynthia Paixão.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *