• Desconfie de links de origem desconhecida
• Na dúvida, não clique
• Verifique a segurança e autenticidade dos sites
• Cuidado redobrado nas mensagens de números desconhecidos mesmo que seja em nome da Serasa
Durante os três primeiros dias de serviço nas tendas do Feirão Serasa Limpa Nomeem cinco capitais do Brasil, os atendentes já identificaram mais de 20 tentativas de fraude com consumidores que buscavam renegociar suas dívidas.Enquanto alguns consumidores felizmente conseguem identificar a fraude antes de realizar o pagamento, muitos relatam que já pagaram um boleto falso.Os casos aconteceram, principalmente, por aplicativos de mensagens ou por meio de sites falsos que oferecem negociações fraudulentas e acordos atrativos para chamar atenção do usuário.
Para reduzir riscos, a Serasa disponibiliza materiais informativos em seus canais, como o Serasa Ensina– com exemplos reais – para ajudar o consumidor a identificar ou ao menos suspeitar de algumas abordagens e solicitações fraudulentas. Além disso, a empresa adota tanto medidas preventivas de monitoramento de empresas com indícios de fraude e/ou uso indevido de suas marcas e identidade visual, quanto medidas reativas para solicitar aos provedores a retirada de páginas do ar a fim de evitar que os consumidores sejam vítimas.
“Devido ao alto volume de busca por renegociações e ofertas de acordos diferenciados no período do Feirão, as tentativas de fraudes podem aumentar. É muito triste ver pessoas que estão buscando renegociar suas dívidas para sair da inadimplência serem enganadas e, em muitos casos, terem prejuízos financeiros. É fundamental que o consumidor tenha certeza de que ele está fazendo uma negociação segura pelos canais oficiais da Serasa”, comenta a gerente da Serasa, Aline Maciel.
Além da importância de os consumidores realizarem negociações apenas por meio dos canais oficiais, a Serasa reforça algumas dicas para evitar situações fraudulentas:
1) Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas: os aplicativos mensageiros (como WhatsApp e Telegram) e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos,ofertas de acordos e boletos falsos. Muitas vezes os consumidores podem recebermensagens com um boleto(muito semelhante a um original)pronto para o pagamento: fique de olho, inclusive, no beneficiário.
2) Na dúvida, não clique: muitas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a solidariedade, a curiosidade, a facilidade, os benefícios, entre outros. Podem ser mensagens do tipo “Sua fatura do mês chegou” ou “Temos uma oferta imperdível”: na dúvida, não clique.
3) Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação: o crime do furto de dados pessoais pode começar em uma promoção tentadora que remete a uma tela falsa e um site falso muitas vezes é difícil de ser identificado porque simula o site real. Neste caso, é preciso estar atento a três elementos no endereço eletrônico: possuir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição site seguro. Se não encontrar, desconfie.
Além do atendimento presencial nas tendas, aSerasa lembra que os consumidores também podem fazer suas negociações por meio dos canais digitais, pelo telefone 0800 ou em uma das agências dos Correios parceira (taxa de R$3,90 para consulta):
Canais oficiais
• Aplicativo Serasa, disponível no Google Play e na App Store
• Site www.serasalimpanome.com.br
• WhatsApp 11 99575-2096
• 0800 591 1222
• Quando: até 6 de dezembro de 2021
Serviço Tenda Serasa Limpa Nome 2021:
Quando:
• De 23 a 27 de novembro
Local e horário de atendimento:
• São Paulo: Largo da Batata (Av. Brigadeiro Faria Lima, S/N, Pinheiros, CEP: 05424-050, São Paulo/SP) São Paulo – atendimento das 8h às 22h
• Manaus:Shopping Amazonas (Av. Djalma Batista, 482 – Chapada, Manaus – AM, 69050-010) – atendimento das 8h às 20h
• Rio de Janeiro:Cinelândia (Praça Floriano, S/N, Centro, CEP: 20031-050, Rio de Janeiro/RJ) – atendimento das 8h às 20h
• Salvador:Praça Irmã Dulce (Largo de Roma, S/N, CEP: 40.444-100, Salvador/BA) – atendimento das 8h às 20h
• Fortaleza:Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, S/N, Centro, CEP: 60025-060, Fortaleza/CE)- atendimento das 8h às 20h
Sobre a Serasa
A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Gabriele Galvão
71 99992-8803
Gabriele@agenciaat.com
Virta Comunicação Corporativa
serasa@grupovirta.com.br