Prorrogações dos vencimentos dos impostos, empréstimos, redução de equipes, demissões e reajustes de salários são algumas das principais questões comuns às empresas nesse período pandêmico. Para lidar com a situação atual e preparar os negócios para a retomada o planejamento tributário, que antes já era necessário, tornou-se indispensável.
“Os impostos foram adiados, mas precisarão ser pagos, assim como os empréstimos. O planejamento tributário é fundamental para a organização de todas as obrigações, definição das estratégias, avaliação das possibilidades, um mapa completo para a saúde do negócio. É possível, por exemplo, pagar menos impostos de maneira legal, obedecendo a lei e, com ajustes orçamentários, reduzir preço, aumentar a competitividade e tornar seu negócio lucrativo e duradouro”, explica Alison Santana, contador, sócio da Impacto Contabilidade e especialista em tributos.
Arquivo pessoal |
A seguir, o profissional apresenta 4 vantagens básicas e fundamentais que o planejamento tributário traz para as empresas:
1- Caso a organização não seja uma prática desde o início do negócio, o primeiro passo é rever o histórico. Isso porque é possível recuperar impostos pagos em maior valor do que o devido e também o que foi pago indevidamente.
2- Sejam apurados sobre o lucro ou sobre faturamento, impostos são despesas. Portanto, devem integrar a precificação dos produtos ou serviços. O planejamento correto pode tornar o preço competitivo.
3- A programação garante o cumprimento das declarações e transmissões, chamadas de obrigações acessórias, em dia e corretamente.
4- As apurações do planejamento tributário auxiliam no controle das contas da empresa. O plano orçamentário e a projeção do fluxo de caixa devem considerar os tributos.