O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Medicina preventiva melhora qualidade de vida dos idosos

De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2050, a quantidade de idosos no Brasil vai triplicar. Isso quer dizer que o país terá 64 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que vai corresponder a 30% da população brasileira. 
Esses dados mostram a perspectiva de envelhecimento com qualidade de vida e saúde, aumentando a longevidade da população em todo o mundo. Com esse cenário, é impossível não lembrar dos nossos avós e logo vem à cabeça momentos repletos de doçura, amor e mimos. De tão queridos, eles ganharam um dia especial, o dia 26 de julho, quando é celebrado o Dia dos Avós.
No entanto, para que esta melhora na qualidade de vida dos idosos aconteça, é importante que os mesmos tenham uma alimentação saudável e equilibrada, realizem atividades físicas e lúdicas, além de seguir as recomendações das autoridades de saúde e contar sempre com o acompanhamento de um médico de confiança da família.
Foto divulgação
Na Bahia, muitas clínicas já dispõem de iniciativas de medicina preventiva, a exemplo da Angioclam através do programa Move Experience.
“É um programa de imersão de pessoas no autocuidado, através da Medicina Preventiva e Promoção de Saúde com o foco centrado no paciente. O objetivo do programa é ensinar, motivar e engajar o paciente além de dar autonomia para que ele, juntamente com a sua família, cuidador ou responsável, atuem no cuidado com a saúde física e mental”, afirma Fernanda Ferrari, coordenadora do Move Experience.*
Com uma equipe Multidisciplinar (Enfermeira, Fisioterapeuta, Nutricionista e Personal Trainer), dirigido por um especialista em Saúde da Família, o programa ultrapassa a estrutura física do consultório médico, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e holística. 
“Entendemos que ausência de doença, não é necessariamente um sinal de saúde. Portanto, o monitoramento saudável dos pacientes crônicos é uma ferramenta importante de controle da doença de base”, acrescenta Ferrari.
Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *