O desenvolvimento urbano de Salvador foi pauta de encontro virtual entre a Major Denice Santiago, pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PT, e lideranças de movimentos de moradia, na manhã desta quarta-feira, 22. A reunião virtual teve a participação da deputada estadual e especialista no tema, Maria Del Carmen, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).
Na ocasião, foram listados os desafios da capital baiana para o setor, a exemplo de pautas como a regularização fundiária, a criação de programa de lotes urbanizados e de programa de construção de equipamentos de convivência social e comércio em conjuntos de moradia, o fomento a projetos autogeridos, entre outras reivindicações – a maioria delas pautas antigas dos movimentos sociais.
Representantes de várias entidades estiveram na reunião e fizeram apresentações sobre o histórico da pauta do desenvolvimento urbano para a pré-candidata do PT ao Palácio Thomé de Souza. Estavam Ildemario Proença, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto na Luta pela Reforma Urbana (MSTS-ASTB), Rita Sabedelhe, da Frente Moradia Já, Fernando Romão e Antonisa Vale e Zelito Souza, da Central dos Movimentos Populares (CMP), Marli Carrara, da União Por Moradia Popular da Bahia, Bebeto Salles, da Federação das Associações de Bairro de Salvador, entre outros.
Foto divulgação |
Ao lembrar de parentes que moraram em uma casa de taipa no bairro do Arenoso, localidade onde parte ainda vive, a Major Denice destacou a relevância de acompanhar a pauta com mais atenção e da prioridade para essa temática no Programa de Governo do Participativo do PT para as eleições 2020.
“Lembro da casa com chão batido, sem vaso sanitário, mas que também era uma das casas mais limpas que eu ja vi na vida. Foi a prova que eu tive de que pobreza não é indignidade e de que essas pessoas precisam ser olhadas com carinho, com prioridade, precisam ter seu teto, o direito à cidade, a viver tranquilamente sem deslizamentos, sem alagamentos, sem medo de dormir”, rememorou a ex-comandante da Ronda Maria da Penha, apontando seu alinhamento com o movimento.
A deputada Maria Del Carmen ainda frisou a desigualdade social marcante que abate Salvador nessa temática. “Temos a cidade das casas bonitas e a cidade das casas alagadas. Não adianta botar asfalto se não atendemos as outras necessidades da população”, analisou a parlamentar petista.
Foto divulgação |