O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Importância da Saúde Bucal na prevenção de doenças

Foto divulgação

Sabe aquela famosa frase “a saúde começa pela boca”? Ela é verdadeira, pois a boca é o local de entrada para bactérias e germes. Portanto, ter bons hábitos de higiene bucal podem prevenir doenças inclusive no coração, segundo especialistas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11% da população nunca visitou um dentista. Entre eles, 2,5 milhões são adolescentes, mais de 8 milhões são brasileiros com mais de 30 anos que já usam prótese dentária e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente. 
 
A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas, Fernanda Mamede, afirma que as pessoas ainda não enxergam a saúde bucal com a devida importância e, por isso, a ida ao dentista não acontece regularmente. “O comum é encontrarmos aqueles que vão ao dentista apenas quando estão com dor, afinal os cuidados diários são deixados em segundo plano. Acabam desenvolvendo patologias pela falta de cuidado com a higiene bucal rotineira e a dor já é consequência da falta de atenção com a boca”, disse. 
 
Segundo a dentista, a cárie ainda é a doença que mais afeta os brasileiros. “Se não for tratada, o paciente pode ter perda dentária, atingir o nervo e as bactérias podem se instalar na corrente sanguínea, podendo ocasionar doenças cardíacas, pneumonias e até mesmo se alojar no cérebro”, explicou. 
 
A dentista ainda ressalta como evitar problemas bucais. “Ter uma boa escovação, três vezes ao dia, depois das refeições, escovando também a língua, sempre utilizar o fio-dental, evitar o excesso de açúcar, evitar o uso de cigarros e bebidas alcoólicas, ir regularmente ao dentista e beber bastante água. A melhor forma é a prevenção”, disse. 
 
Fernanda ainda enfatiza que a saúde bucal não é apenas estética, o sorriso é coisa séria. “Pesquisas científicas demonstram que, ao sorrir, sintetizamos as betas-endorfinas, de alta potência analgésica, que dão a sensação de prazer, felicidade e leveza ao organismo. Além de relaxar os músculos e vasos sanguíneos, ajuda a normalizar a pressão arterial e protege contra Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs)”, concluiu.
Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *