No mês do “Agosto Dourado”, quando se foca no incentivo ao aleitamento materno, a enfermeira do ambulatório do Hospital Materno Infantil de Alagoinhas e especialista em amamentação Ivone Neta reforça a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê.
“O leite materno é superior a qualquer outro leite no início da vida humana, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão e é a estratégia que mais previne morte em crianças menores de cinco anos”, ressalta a enfermeira.
Além de alimentar o bebê, segundo Ivone, o leite materno possui anticorpos, que funciona como se fosse uma “primeira vacina”, que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
“Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração”, acrescenta.
Na intenção de incentivar e ressaltar a importância do aleitamento, o Hospital Materno Infantil de Alagoinhas, uma unidade gerenciada pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão Gesteira), realizou a “Semana de Conscientização ao Aleitamento Materno”, com decoração na unidade, sensibilização da equipe e das pacientes com o ‘bloquinho do tetê’, onde os funcionários passaram de leito em leito alertando sobre importância da amamentação e também mostrando os serviços que estão disponíveis no hospital, como a enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia e pediatria.
Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento. Entre em contato com o hospital e esclareça qualquer dúvida sobre a amamentação.