Foto divulgação |
Muitas pessoas se questionam sobre o que pode e não pode depois do transplante capilar. Além dos cuidados comuns pós-operatórios, que devem ser seguidos por todos os pacientes, nunca é demais lembrar algumas coisas que vão colaborar para a excelência dos resultados. Confira abaixo, cinco dicas do Dr. Glauber Carvalho sobre o que fazer após o procedimento.
1. Pintar os cabelos: pode, mas só depois de um tempo. Cabelos novos, vida nova!
É comum que as pessoas se sintam felizes com os fios saudáveis e em desenvolvimento. Não tem problema nenhum em pintar os fios. Mas calma, não vá querer sair da clínica direto para o salão, pois como o seu couro cabeludo está se adaptando à nova fase, esperar no mínimo 3 semanas é o ideal para pintar os cabelos. Se você puder esperar um pouquinho mais, é até melhor. Em caso de dúvidas, não deixe de conversar com seu médico.
2. Não fume
Talvez não seja tão difícil esquecer essa recomendação. Afinal, antes mesmo do transplante, o paciente precisa abandonar o cigarro para que tudo ocorra bem. Depois da cirurgia, não é diferente, por isso, não fume. Como seu organismo está se recuperando, as substâncias tóxicas do cigarro podem prejudicar os resultados. Além do mais, quem fuma tem mais chances de desenvolver calvície.
3. Segundo transplante? É possível, mas atenção!
Com as técnicas FUT e FUE, é comum que os pacientes aprovem os resultados e queiram fazer mais de um procedimento. Em alguns casos, fazer um segundo transplante não é necessário. Mas, quando é o caso, o ideal é esperar 1 ano para avaliar completamente os resultados e aí sim decidir pelo procedimento. Planejar as cirurgias, considerando os resultados em longo prazo é sem dúvidas uma coisa para não esquecer.
4. Exposição Solar e o uso de boné
Cuidado com exposição solar prolongada, que já é um cuidado que os pacientes que apresentam calvície devem ter, de proteger o couro cabeludo em relação ao sol, tanto com bonés e filtro UV que existem aos montes hoje em dia. São cuidados que se devem ter, pois a pessoa com calvície tem a área muito exposta. No pós-operatório é autorizado o uso do boné e filtro solar logo no segundo dia depois do procedimento.
5. Tomar banho com água muito quente?
O ideal é a temperatura estar morna. Uma boa recomendação também é não só para pacientes que fizeram transplante capilar, mas para qualquer pessoa, é evitar tomar banho com água muito quente. Essa é uma das principais recomendações, principalmente os que têm caspas e dermatite seborreica ou excesso de oleosidade, pois a água quente piora muito esses sintomas, e maltrata demais o couro cabeludo. Então no dia a dia normal para as pessoas que não operaram e os pacientes com pós-operatório do transplante capilar que o banho seja com água mais morna possível e não com água quente.
Dr. Glauber Carvalho, médico apaixonado pelo que faz ativo e com espírito empreendedor, resolveu montar a Clínica Glauber Carvalho Cirurgia Plástica e há mais de duas décadas se dedica a ajudar a promover bem-estar e auto-estima para homens e mulheres. Dr. Glauber Carvalho é graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e certificado internacionalmente pela American Society of Plastic Surgeons (ASPS). Também possui treinamento especializado em transplante capilar em Miami (Flórida).