O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Dor nas costas após exercício físico? Saiba o que fazer

Médico ortopedista e especialista em coluna, Djalma Amorim Jr. explica o que pode ocasionar desconfortos após a realização de atividades físicas e o que fazer se a dor persistir

Em meio à rotina de exercícios físicos, há quem passe por alguns desconfortos no corpo, como a dor nas costas. Apesar de ser um sinal de que algo não correu bem, os incômodos na região das costas costumam ser muito negligenciados pelas pessoas. Segundo o ortopedista especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Djalma Amorim Jr., o sintoma não pode ser normalizado pois pode indicar complicações graves e, se não tratado, pode irradiar para outras regiões do corpo.

“A dor nas costas por exercício físico pode ocorrer na cervical, dorsal ou lombossacra, e ser um indício de doenças ou instabilidade na região da coluna. Mas também pode ser um sinal de mau condicionamento físico ou realização inadequada de algum movimento. É importante que o paciente entenda que o desconforto, limitação e contratura após os exercícios não são normais e busque ajuda o quanto antes”, explica Djalma.

O que fazer quando sentir dor nas costas

Ao sentir dor ou desconforto durante ou após a prática da atividade física, o paciente deve cessar, de forma imediata, o exercício que causou a dor, orienta o ortopedista. Além disso, de acordo com ele, “antes de iniciar qualquer terapia, é importante realizar uma avaliação ortopédica para que a gravidade do problema seja entendida e o tratamento adequado seja indicado”.

“Após a análise do quadro clínico, conseguimos entender se a dor foi ocasionada pela realização errada do exercício. Nesses casos, os desconfortos costumam ser passageiros. No entanto, se a dor perdurar por mais de três semanas, um problema mais sério pode ser a causa. Sendo assim, uma investigação mais profunda, por parte do especialista, é feita”, diz o médico.

Além disso, Djalma ressalta que as atividades físicas são ótimas para prevenir doenças de coluna, uma vez que fortalecem a musculatura. “Os exercícios alongam os músculos das costas e ajudam a dar sustentação ao corpo, o que diminui os riscos de lesões. Porém, caso haja dores na realização, é importante sempre investigar o problema”, afirma o ortopedista.

O ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., atende na Clínica CICV, Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica Ortoped e Hospital Português.

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *