Criado em 2014, o grupo ATW Delivery Brands nasceu com a premissa de ser a maior holding de dark kitchens do país, para isso, os sócios da marca decidiram vivenciar o mercado de franchising para compreender o que era necessário e preciso para se ter uma marca de sucesso. Após 3 anos estudando, foi a hora de colocar em prática, criando o N1 Chicken.
Em outubro de 2017, a unidade piloto da marca foi inaugurada, em Vitória, no Espírito Santo. E nesse meio tempo, outras marcas foram criadas e testadas, como a Gringo Wing’s Planet. “Nossa prioridade é dar suporte e meios para que os franqueados tenham a melhor método de trabalho com o delivery, atuando com um modelo de negócio enxuto e inovador. Por isso, passamos um ano testando cada modelo de negócio”, comenta Rafael Matos, sócio fundador do grupo.
A Associação Brasileira de Franchising – ABF – em parceria com a consultoria Galunion, realizou em agosto do ano passado uma edição especial da Pesquisa de Food Service. Esse estudo mostrou que o delivery dobrou sua participação no faturamento das redes de franquias de alimentação, passando de 18% para 36%. Dentre os diversos motivos pelo destaque do delivery, outro ponto mostrado é o crescimento das cozinhas virtuais, as Dark Kitchens.
O levantamento aponta que 45% dos entrevistados acreditam que esse segmento seja a principal alternativa para expansão. A modalidade que apareceu timidamente no país, se destacou durante o período de isolamento social. Hoje o ATW é responsável pela administração de mais de 400 unidades de dark kitchens (incluindo Brasil, Portugal e México). O N1 Chicken foi a primeira marca do grupo a ganhar destaque no franchising. Marca brasileira, mesmo com a nomeação em inglês, a rede se apoia em três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade.
Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante, que é preparado com tempero secreto. Já Gringo Wing’s Planet é focada no delivery de deliciosas wings – asinhas de frango – com molhos apetitosos e alucinantes. “Passamos um ano testando as combinações até chegar no equilíbrio perfeito. Nosso tempero é tão secreto que apenas dois dos cinco sócios possuem a receita”, comenta.
O valor de investimento total nas redes do grupo é de R$ 139 mil (N1 Chicken + Gringo), o faturamento médio é de R$ 150 mil, com uma lucratividade de 20% e o prazo de retorno estimado de 9 a 16 meses. Para o empresário o conceito dark kitchen é vantajoso por diversos motivos. “Quando uma empresa é direcionada exclusivamente para o delivery, é possível aumentar a produtividade da equipe e os resultados, pois não há foco em atendimento local, e isso também reduz custos no investimento inicial e operacional, por exemplo. Além disso, também há a possibilidade de se trabalhar mais de uma marca na mesma cozinha”, pontua.
O ATW Delivery Brand possui parcerias com Aryzta, Pagseguro, Coca Cola, Unilever, iFood, BRF, PicPay e GoodPack, que mostram a seriedade e o cuidado com o franqueado e o público. Para esse ano, a expectativa é de comercializar 184 unidades e inaugurar mais 100 vitrines, e em fevereiro, acontecerá o lançamento de mais uma marca, formando assim um trio de empresas que vai compor o projeto, sendo o N1 Chicken como marca principal, sempre focando em dark kitchen.
Sobre o ATW Delivery Brand
Criado em 2014, o ATW Delivery Brands é o grupo responsável por criar, desenvolver e comercializar marcas especializadas em operação de delivery. Com o objetivo de criar produtos inovadores, com foco principal – e obsessão – em promover a melhor experiência para nossos clientes e franqueados.