O Portal Jack Comunica não se responsabiliza pelos conteúdos publicados pelos nossos colunistas.

Cantor Well Landim levanta a bandeira da diversidade no clipe “Not Well”

O cantor e compositor Well Landim se prepara para um grande momento. É que o artista cearense anunciou o lançamento de seu novo videoclipe, “Not Well”. O clipe faz parte do EP que leva seu nome no título e será lançado no dia 27 de fevereiro, às 21h, no YouTube. Assine a pré-estreia e seja o primeiro a conferir: https://www.youtube.com/watch?v=K2_V8-D7Lyw.

“Not Well”, uma composição totalmente autoral de Well Landim, chega em seu formato audiovisual com uma mensagem necessária sobre a autoaceitação. “É sobre assumir que às vezes a gente não está bem, a gente não está sendo a gente, e isso talvez seja a principal questão. É sobre conversar honestamente consigo e se assumir”, coloca o cantor sobre a essência dessa composição.

O processo de composição de “Not Well” foi meticuloso e envolveu uma abordagem diferenciada. “O processo de composição se iniciou pela harmonia, durante as aulas de violão com o professor Giorgio Passerino. Eu quis explorar dissonâncias, e após escolher uma harmonia… as melodias começaram a surgir”, revela o artista.

Jovem nordestino e gay!

Well Landim ainda afirma que a canção tem uma abordagem autorreferencial. Ele descreve essa música como uma tentativa artística de autoexpressão e amor. Ele destaca a presença de autoironia e a mistura de influências em seu trabalho, expressando orgulho por ser um jovem nordestino, cearense, caririense, gay, que além das influências de suas raízes traz também fortes referências da música pop internacional.

Assumindo a produção

O videoclipe, dirigido por Jean di Barros, foi criado e produzido por Nicolle Krüger e Well Landim e promete surpreender e provocar reflexões. Landim explica: “Eu espero que as pessoas se questionem sobre o que veem, para além das imagens, figurinos e maquiagem, a letra da canção é o foco principal. Eu quis criar contrapontos imagéticos, sem necessariamente criar uma narrativa tradicional”, coloca.

Ao abordar o estilo musical do single, Landim destaca a diversidade de influências em sua música, classificando-a como “Música Dramática”. Ele comenta: “Eu faço MPB; ‘new MPB’; POP; Música Regional; Música romântica… se me obrigassem a escolher um, hoje inventaria a ideia de Música Dramática”, pontua.

Sobre o EP “Well Landim”

O EP “Well Landim”, produzido por Rodrigo Sant’anna e lançado em 2023, é considerado um primeiro passo em direção ao sonho de uma carreira artística duradoura. Com cinco canções que representam diferentes aspectos de sua história, Landim enfatiza: “É um retrato poético do artista que sou hoje, cheio de vozes pra soltar pro mundo”.

“Decidi que o título seria meu nome, porque acho que cada música representa um pedaço da minha história. Na luta como um homem gay. Na busca por um amor verdadeiro, depois de tantos anos fingindo ser quem não se era, e fingindo amar quem não amava”, diz.
Conheça o cantor Well Landim

Desde a infância, a jornada musical de Well Landim foi marcada por autodescoberta. Já aos 7 anos, ele liderava as canções na turminha do ABC, e sua paixão pela música só cresceu ao longo dos anos, tornando-se mais do que um passatempo, mas um estilo de vida. Durante as aulas, ele cantava incessantemente, transformando a música em algo além de um simples hobby. A transição para a música foi natural, começando pela tentativa de aprender violão e posteriormente se tornando o cantor principal de uma banda na adolescência. No entanto, anos de repressão artística e supressão de sua identidade queer, precederam o retorno ao foco em seu verdadeiro eu.

Após graduar-se em Direito na UNIFOR, Well percebeu que havia trilhado um caminho de enganos. Decidiu, então, seguir um desejo anteriormente oculto: estudar teatro em São Paulo. Foram anos intensos, dedicados ao desenvolvimento de seu lado artístico como ator, até que a formatura na Escola de Arte Dramática da USP marcou uma virada crucial. Durante sua formação de ator, introduziu a pesquisa musical em cena, sinalizando o retorno iminente à música.

Em 2019, Well lançou o show solo “Lunar”, uma oportunidade de reviver sua relação com a música e redescobrir sua voz autêntica. Experimentando versões que abrangiam de Mariah à Bethânia, ele percebeu a necessidade de trazer sua voz pessoal à tona. A pandemia de COVID-19 trouxe uma pausa reflexiva, levando-o de volta à sua cidade natal no interior do Ceará. Foi esse retorno intenso que inspirou suas composições, incluindo “Meu Canto”, sua primeira canção. Hoje, mais do que nunca, o objetivo de Well é construir pontes entre os universos que habita, unindo sua formação em São Paulo às raízes cearenses, sem ceder a estereótipos, oferecendo palavras de amor, autoamor e ousadia para quem busca uma pausa na correria da vida.

Sobre Well Landim:

Site: https://www.welllandim.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/well.landim/
Youtube: https://www.youtube.com/@welllandim
Mais informações: https://linktr.ee/welllandim

Jacson Gonçalves

Tenho 25 anos sou natural de Salvador, Bahia. Sou cadeirante, jornalista, Blogueiro e Digital influencer. Ser jornalista é também contribuir com o exercício da profissão e ter na veia a responsabilidade social de levar informação e entretenimento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *